Aquecimento Solar

No final da última semana, foram entregues na obra da nova unidade da Casa do Menino, os equipamentos de captação de energia solar destinados ao aquecimento de água para uso nos banhos dos acolhidos e para a piscina, onde serão executados os importantes atendimentos em hidroterapia.

Após uma semana de trabalhos da equipe da Broilo, a instalação dos diversos equipamentos se aproxima da conclusão. Os coletores solares, dotados de avançada tecnologia, utilizam tubos de vidro de parede dupla, construídos com vidro de boro silicato de alta resistência.

Além disso, a parede interna é revestida por várias camadas de filmes à base de nitrato de alumínio, um material com excelente capacidade de absorção de calor, tornando o processo de aquecimento muito mais rápido e eficiente. Serão vinte conjuntos de quinze tubos cada um, totalizando trezentos tubos. O aquecimento da água da piscina será feito por outro conjunto de placas planas.

Também foram contratados na mesma ocasião, estando em adiantado estágio de instalação, as tubulações de água fria e de água quente, caldeira à gás com trocador de calor, para os dias em que não existe exposição solar, fan coil desumidificador de ambiente de piscina, aquecedores de passagem à gás para aquecer água de banhos, quando não ocorre irradiação solar, entre outros equipamentos.

Os dois acumuladores para água quente, com capacidade total para 4.000 litros, foram adquiridos alguns anos atrás, pois não poderiam entrar no recinto a eles destinado, após a conclusão da laje de concreto e paredes de alvenaria.

 Esta instalação proporcionará uma grande economia no consumo de gás no futuro e já está integralmente paga, com utilização de recursos provenientes de doações diversas da comunidade.

Trata-se de um setor importantíssimo para a operação do dia a dia da Casa, quando concluída, pois a identifica com o conceito de prédio sustentável.

O empreendimento da Nova Unidade Sede da Casa do Menino tem sido um grande desafio para a instituição. Cada etapa concluída tem o aporte imprescindível da comunidade e o agradecimento das crianças e adolescentes especiais, que continuarão recebendo gratuitamente o amparo e o atendimento de qualidade, conforto, segurança e afeto que merecem.

Imagem Coração
TOPO