Crescer e servir mais e melhor

Desafios, dedicação, conquistas. Tem sido assim a história da CMJP, há mais de 30 anos. Quando começamos, nossas crianças eram vistas como "excepcionais vegetativos". Hoje lutamos pela inclusão social de todas elas e algumas, apesar de suas limitações, já desenvolvem atividades escolares, estando duas alfabetizadas. Passamos de uma relação de assistencialismo com nossos colaboradores, para a vivência de um conceito maduro de parceria. Deixamos de administrar cada dia com seus desafios, para uma fase de gestão planejada na busca da qualidade com sustentabilidade. Na busca contínua de evolução no atendimento, buscamos a realização de um grande sonho: a conclusão da nova Unidade sede da CMJP. A Casa nova nos permitirá acolher até 100 crianças especiais, com mais conforto, com mais oportunidades e estímulos aos acolhidos, com mais acesso ao sol.

Lançada a pedra fundamental em 19 de abril de 2007, vencida a longa etapa de aprovação em 1ª fase do projeto arquitetônico, alcançada a permissão para corte de parte da vegetação, a construção da nova unidade sede começou em outubro de 2009 num terreno cedido pela prefeitura de Porto Alegre.

Informações sobre a obra:

Local: Rua Nelson Zang, nº. 420 (quase em frente à Sede atual).

Terreno: 3.910,72 m2. Cedido em 16/08/2003 pelo Município de Porto Alegre, conforme Registro nº 27.519, livro 405-D, com Termo de retificação assinado em 30/08/2012, conforme Registro nº 50.366, livro 771-D, fls 168.

Capacidade: 96 vagas e 4 quartos individuais, totalizando 100 vagas.

Construção: 4.778 m2 de área útil.

Planta da obra: composta por 4 blocos interligados por corredores cobertos

  • O bloco 1, com 3 pavimentos, será destinado à administração, recepção, salas para reuniões, sala de eventos, sala de visitas, salas de fisioterapia motora e respiratória, capela, cozinha, lactário, refeitório, almoxarifado, lavanderia, elevador para macas e 2 monta cargas;
  • Os blocos 2 e 3, com 2 pavimentos, estão destinados a 4 alojamentos para 25 crianças cada, oficinas, serviços, áreas para recebimento de doações e realização de brechós, sala de costura, subestação e 40 vagas para estacionamento;
  • O bloco 4, com 2 pavimentos, tem destinação para consultórios de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, odontologia, piscina de hidroterapia, vestiários masculino e feminino para estagiários, depósitos e estacionamentos;
  • Está prevista a utilização de energia solar para aquecimento de água, ar condicionado central para cada alojamento, uso de águas pluviais para fins diversos, reservatório enterrado de contenção de águas pluviais em excesso, tratamento especial de áreas verdes, para preservar ao máximo a vegetação existente.

Início da obra: outubro de 2009.

Condições de transferência dos acolhidos atuais: previsão para o final do segundo semestre de 2016.

Conclusão total: previsão para o final do segundo semestre de 2017.

Custo total estimado: R$ 8.100.000,00, incluídos investimentos com móveis e outros equipamentos.

Custo acumulado até 31 de março de 2016: R$ 6.100.000,00.

Situação da obra

A – Já executado = 80%
Terraplanagem (100%)
Fundações (144 estacas) - (100%)
Estrutura de concreto completa (100%)
Alvenaria (paredes) - (100%)
Reboco externo e interno (100%)
Telhados (100%)
Reservatórios água fria e quente (100%)
Instalação sanitária (100%)
Instalação hidráulica (100%)
Instalação elétrica (50%)
Esquadrias e vidros (75%)
Contra pisos e pisos (80%)
Pinturas (30%)
Equipamentos de segurança contra incêndio - PPCI (60%)
Forros e divisórias gesso (15%)
Elevador e dois monta cargas (100%)
Instalações de gases (O2, ar comprimido e GLP) – (25%)
Ar condicionado (30%)
Instalações para hidroterapia (70%)
Equipamentos para lavanderia (75 %)
Cerca externa metálica (100%)
B – A executar = 20%
Instalação elétrica (50%)
Esquadrias incluindo vidros (25%)
Contra pisos e Pisos (20%)
Pinturas (70%)
Equipamentos de segurança contra incêndio - PPCI (40%)
Divisórias e forros de gesso (85%)
Instalações de lógica e telefonia (100%)
Instalações de segurança de acesso (100%)
Instalações de gases (O2, ar comprimido e GLP) - (75%)
Ar condicionado (70%)
Instalações para hidroterapia (30%)
Aquecimento solar de água (100%)
Equipamentos para cozinha, lactário e refeitório (100%)
Equipamentos para lavanderia (25%)
Sinalizações (100%)
Móveis diversos (100%)
Ajardinamento e serviços finais (100%)

Custo previsto em 31 de março de 2016, para concluir a obra incluindo móveis e equipamentos: R$ 2.000.000,00.

Como contribuir com a Obra:

1 - Imposto de Renda, utilizando-se o Programa Funcriança, via CMDCA:
1.1 - Pessoa Jurídica: em regime de lucro real poderá ser utilizado o incentivo fiscal de 1% sobre o imposto líquido devido; e
1.2 - Pessoa física: para quem utiliza o formulário modelo completo, poderá ser aproveitado o incentivo fiscal de 6% do imposto líquido devido;

2 - ICMS: utiliza-se a "Lei da Solidariedade", em que as empresas parceiras usufruem do incentivo de 75% do valor do projeto, respeitado o limite de 3% do imposto total anual a pagar. O restante (25%) deve ser doado à instituição. Observação: Projeto aprovado, em fase de captação de recursos junto às empresas;

3 - Doações em dinheiro:
3.1 – BANRISUL: agência Central, nº. 0100, conta corrente nº. 06.184444.0-6; e,
3.2 – BANCO DO BRASIL: agência Partenon, nº 2814-2, conta corrente nº 90.755-3

4 – Doações de materiais, equipamentos e serviços, ligar para: (51) 9963.8952 e falar com Engº Glauco ou (51) 9791.1800 e falar com Engº Alberto;

5 – Informações e contatos sobre a obra:
5.1 - e-mails: vicepresidencia@casadomenino.org.br e obra@casadomenino.org.br
5.2 - site: www.casadomenino.org.br;
5.3 – telefone administração: (51) 3315.0011; 
5.4 – telefone obra: (51) 3352.9589; 
5.5 – endereço da sede atual: Rua Nelson Zang, 285 - Bairro Intercap- Porto Alegre- RS - Cep: 91530-350.
5.6 – inscrição no CNPJ nº 89.621.767/0001-41

6 – Projeto Reta Final: saiba como participar clicando aqui!

Clique aqui e visualize onde está sendo construída a nova sede! 

Imagem Coração
TOPO