Protagonista em Desospitalização

A Casa colabora para ofertar o melhor atendimento e, ao mesmo tempo, liberar leitos hospitalares para a população.

A Casa de Saúde Menino Jesus de Praga é o melhor local para acolher pacientes PCDs de longa permanência que necessitam de cuidados especializados e intensivos. Até então, esses pacientes necessitavam ocupar leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de todo o estado, que deveriam ser destinados para atendimento de pacientes com internações breves.

Ao acolher esses pacientes, a Casa colabora para ofertar o melhor atendimento e, ao mesmo tempo, liberar leitos hospitalares para a população.

Somente em 2023, a Casa recebeu cinco pacientes, três deles provenientes do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas e do Hospital Universitário de Canoas.

O processo

Realizar a desospitalização de um paciente que está em uma instituição hospitalar é um processo complexo.

Após a fase de contratualização com os municípios e de adequação de toda documentação judicial necessária, é realizada a transição de cuidados, em que a equipe da Casa de Saúde Menino Jesus de Praga se apropria da rotina de cuidados do paciente, por exemplo:
– Entendendo a prescrição atualizada das medicações, das dietas e suas administrações.

Nos casos em que o paciente necessita de ventilação mecânica, a equipe de fisioterapia de Casa leva um respirador próprio da instituição até o hospital para que o paciente fique sob monitoramento por, pelo menos, 48 horas a fim de verificar se houve a adaptação satisfatória ao novo equipamento. Após esse período, está liberado o processo de remoção e institucionalização do acolhido.

A qualificação

Ao longo dos anos, a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga vem transformando o seu atendimento.

Ao migrar, gradativamente, de uma casa de acolhimento para o conceito de serviço de saúde, foi necessário não apenas oferecer uma infraestrutura física adequada à demanda de tecnologia e suporte aos cuidados desses acolhidos. Foi preciso, também, qualificar as equipes e buscar no mercado profissionais especializados no atendimento a pacientes com esse nível de complexidade.

Atendimentos realizados seguindo as melhores práticas médica assistenciais, a Casa adota o conceito de Equipe Multidisciplinar no cuidado dos acolhidos.

Isso significa que todos os profissionais envolvidos diretamente no cuidado aos indivíduos, seja qual for sua formação ou área, são convidados a partilhar conhecimentos a fim de promover o melhor cuidado.

Atualmente, a Casa conta com os seguintes serviços

Atendimento em enfermagem

Realizado durante 24 horas por dia, sete dias por semana, a equipe é composta por 37 colaboradores, sendo, cinco enfermeiros e 32 técnicos em Enfermagem.

Esse grupo atua de modo alternado, em jornada 12×36, focado em um atendimento humanizado de qualidade que promove o acolhimento.

Reabilitar com proteção, carinho, bem-estar e assistência são alguns dos cuidados prestados por essa equipe profissional.

Fisioterapia

O grupo de fisioterapeutas da Casa é composto por sete profissionais.

Com foco nos cuidados respiratórios e motores, eles também são responsáveis pela confecção de posicionadores, pedidos de órteses, ajustes em cadeiras de rodas para o conforto dos acolhidos, capacitação de colaboradores e voluntários, bem como acompanhamento dos acolhidos em consultas médicas externas de áreas comuns à fisioterapia.

Fisioterapia Aquática

A equipe que atua na hidroterapia proporciona aos acolhidos a prática de exercícios na piscina da instituição. Essas atividades trazem bem-estar, pois aliviam dores e reduzem eventuais espasmos musculares, colaboram no equilíbrio e na coordenação motora, no fortalecimento muscular e no encorajamento das atividades funcionais, que trazem, também, benefícios psicológicos aos acolhidos. Essas terapias ajudam o acolhido a aumentar a amplitude de movimentos articulares, prevenindo, assim, deformidades e reduzindo edemas. Composta por uma fisioterapeuta com especialização em neurologia e fisioterapia aquática, e um técnico em enfermagem, essa equipe atua diariamente na instituição, realizando essas atividades semanalmente com todos os acolhidos aptos a tal tratamento.

Fonoaudiologia

Uma profissional atua neste setor com intuito de avaliar, orientar e estimular a deglutição e a comunicação dos acolhidos.

Os cuidados prestados são acompanhados pela equipe multidisciplinar.

Nutrição

A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é composta por uma nutricionista, que atua como responsável técnica, dois cozinheiros e oito auxiliares.

Essa equipe é responsável pela manipulação dos alimentos e pelas dietas enterais.

Entre os acolhidos estão indivíduos que se alimentam por via oral com dieta especial produzida para atender às necessidades clínicas, tanto em nutrientes quanto em consistência.

Terapia Ocupacional (TO)

A área de TO conta com uma profissional especializada no conceito neuroevolutivo Bobath e em Terapia PediaSuit.

O atendimento é realizado de modo individual ou em grupo, dependendo da complexidade de cada acolhido e da avaliação da terapeuta.

Psicologia

Os acolhidos passam por avaliação inicial para saber quais as possibilidades de intervenção e se é possível trabalhar diretamente com aquele acolhido ou apenas dando suporte às outras áreas, ou ainda realizando intervenções com a família junto ao Serviço Social.

Os atendimentos acontecem todos os dias, totalizando 30 horas semanais.

Odontologia

Graças a um convênio ativo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), que presta um atendimento totalmente voluntário, os acolhidos da Casa recebem atendimento odontológico constante, o que possibilita uma manutenção adequada da saúde bucal, prevenindo riscos de cáries e periodontite.

No total, são três dentistas que prestam o atendimento aos 34 acolhidos.

Pedagogia

A partir de 2023, a Casa de Saúde Menino Jesus de Praga passou a contar com atendimento de um pedagogo que realiza atividades de integração, lúdicas e teóricas, com o objetivo de desenvolver metodologias que tornam a assimilação de temáticas mais fácil em qualquer ambiente ou área.

Com isso, a pedagogia iniciou na Casa para auxiliar no desenvolvimento social e educacional dos pacientes acolhidos, na integração com o outro/grupo, tendo um olhar significativo na educação inclusiva e na adaptação das aprendizagens.

Farmácia

Sob a supervisão de uma Farmacêutica Responsável Técnica, este serviço visa ao uso seguro e responsável dos medicamentos. É por meio da Farmácia que a Casa adquire, gerencia e armazena, de modo adequado, todos os medicamentos prescritos pela equipe médica.

Cabe a essa profissional avaliar as prescrições médicas e odontológicas, individualizar os comprimidos e distribuí-los aos respectivos acolhidos diariamente.

Em 2023, a Farmácia atendeu diariamente cerca de 65 prescrições médicas/ odontológicas e um volume de dispensação de 313 unidades diárias.

Serviço Social

Responsáveis pela tutela de todos os 34 acolhidos, o trabalho das assistentes sociais revela-se um importante pilar para o bom funcionamento da Casa.

É esse setor, por exemplo, que trabalha na perspectiva do acesso e da garantia de direitos da criança, do adolescente e da pessoa com deficiência.

O atendimento prestado pela Casa conta com uma atuação presente junto aos conselhos de Direitos, Ministério Público e Poder Judiciário e promoção e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Consultório Médico

A equipe médica da Casa é composta por três profissionais, sendo uma clínica geral, uma pediatra e uma neurologista.

Essa equipe realiza a discussão de casos para tomada de decisão compartilhada, em alinhamento às melhores práticas internacionais de saúde. Contar com uma equipe médica própria é uma forma de evitar o deslocamento dos acolhidos para outras unidades de saúde, reduzindo riscos de eventuais infecções hospitalares. Quando necessário, a Casa encaminha os acolhidos para especialistas externos à instituição; e acompanha o tratamento por eles orientado.

Médica Neurologista

A médica neurologista faz o atendimento semanal de avaliação neurológica no leito, acompanhamento e ajustes de medicamentos e realização de exames, visando à manutenção da estabilidade do quadro clínico.

Médica clínica

A médica clínica realiza a avaliação da parte clínica, em geral, dos acolhidos, como estado geral, quadro clínico basal, diagnósticos, avaliação de intercorrências clínicas como infecções e lesões de pele e prevenção de doenças.

Médica pediatra

À pediatra compete a avaliação ampliada dos pacientes da faixa etária pediátrica, a visita aos acolhidos hospitalizados para conversa com médico assistente da internação, a elaboração de laudos pediátricos para as consultas dos pacientes em seus hospitais de origem. Ela também faz a prescrição médica às sextas-feiras, aos sábados e domingos, tanto dos acolhidos pediátricos quanto dos adultos; a reavaliação de pendências clínico laboratoriais do turno da tarde e noite é realizada nas segundas e sextas.